Recentemente, surgiu uma nova tendência no mercado dos tapetes orientais. Assiste-se a um aproveitamento de fragmentos de tapetes antigos ou vintage, dando-lhe uma nova vida e um design moderno, embora salvaguardando os padrões e cores dos tapetes tradicionais, reflexo da arte e cultura das regiões de origem.
Utilizando uma técnica de saturação na tintura dos tapetes, com cores vibrantes, e tirando partido do aspecto evidente de uso, criou-se um estilo muito original e contemporâneo, que ainda assim reflete a classe intemporal de uma tapeçaria feita manualmente.
A que se deve a sua popularidade?
A opção por tapetes antigos/vintage é uma tendência de decoração que não é de agora. Estes tapetes com zonas já gastas ou descoloridas celebram uma vivência e dão um conforto à casa, porque é como se sempre ali tivessem estado.
Para além disso, a reciclagem dos tapetes antigos ajuda a preservar estes tapetes para futuras gerações, mantendo vivas tradições. E, desta forma, torna-se possível adquirir um tapete de elevada qualidade, por uma fracção do preço original.
Porquê Patchwork?
Os tapetes Patchwork são feitos a partir de fragmentos de diferentes tapetes combinados segundo o mesmo tom de saturação (overdyed) da cor ou com cores contrastantes. Os diversos pedaços de tapete são depois cosidos e é colocado um reforço em algodão, no verso do tapete.
Cada fragmento tem, assim, uma história diferente e consegue apresentar um leque variado de padrões e técnicas de tecelagem. É esta complexidade que torna cada tapete Patchwork absolutamente único.