Todos os Tapetes Persas têm uma história e os seus padrões são identificativos da cidade/aldeia ou tribo que a inspirou. Perceber o significado dos padrões utilizados nos Tapetes Persas ajuda-nos a perceber a mensagem que o artesão que os desenhou está a tentar nos transmitir.
O padrão assenta em três características: os motivos, a sua forma de repetição e o sistema de organização destes no tapete. A simetria ou a sua ausência é um ponto fundamental na apreciação do tapete e pode definir a sua unicidade e/ou a sua beleza.
Na Newsletter anterior referimos que os desenhos mais comuns nos Tapetes Persas são geométricos ou curvilíneos / florais.
De uma forma muito simples, identificamos três dos mais importantes padrões, que pode encontrar nos Tapetes Persas que temos no Bazar Turcomano:
Floral e Shah Abbas: O padrão floral e o de Shah Abbas são normalmente utilizados de forma repetida ou distribuídos por todo o campo do tapete, mas também podem combinar com um medalhão central. Apresentam conjuntos de palmetas, flores de lótus e formas elegantes em arabesco. A designação Shah Abbas advém da regência do Xá Abbas I.
Este padrão é principalmente usado nas regiões Persas de Keshan, Tabriz, Isfahan, Mashad e Nain.
Herati: é um padrão normalmente utilizado de forma repetida no campo do tapete, mas também pode combinar com um medalhão central. Consiste num motivo floral centrado numa forma de diamante e rodeado de 4 folhas de Acanto, que por vezes se confundem com a forma de peixes.
Existe em várias configurações, umas mais simples outras mais elaboradas, consoante a região. É principalmente usado nas regiões do Curdistão, Hamadan e Senneh.
Árvore: É um padrão que pode conjugar com elementos florais ou motivos de animais e aves, mas onde predomina a forma figurativa ou estilizada/geométrica da árvore. Uma das referências deste padrão é a Árvore da Vida, um desenho pré-islâmico e pré-cristão, comum a quase todas as civilizações da Europa até ao Extremo Oriente, e que representa a aspiração do Homem ao Divino, à Vida Eterna.
O elemento de padrão mais comum nos Tapetes Persas é o medalhão, mas mesmo que o desenho de dois tapetes tenha semelhanças, os medalhões nunca são exactamente iguais. Os especialistas acreditam que o desenho dos medalhões tem uma natureza religiosa, provavelmente inspirada no design das cúpulas das mesquitas. Outros conferem ao medalhão central a simbologia do sol, do divino ou do sobrenatural. Em alguns tapetes, os cantos repetem os motivos do medalhão central; estes quatro elementos passam a ter então o significado de portas de aproximação e de protecção do centro divino. O medalhão pode apresentar-se repetido ou pode distribuir-se várias vezes pelo campo.
Na próxima Newsletter vamos falar dos Motivos, cujo simbolismo está directamente associado à região de inspiração ou de origem. Esteja atento à sua caixa de e-mail.