A arte de tecer tapetes existe na Pérsia há 2.500 anos. Desde o fio de lã até às cores, cada parte do tapete é tradicionalmente feita à mão a partir de ingredientes naturais, ao longo de muitos meses. Actualmente, as técnicas tradicionais de tecelagem estão bem vivas e os tapetes Persas, sejam eles tribais ou de cidade, continuam a ser tecidos à mão, respeitando esta arte tradicional.
Vamos saber mais sobre o desenho destes tapetes.
Cada tapete segue um desenho e, dependendo do tipo de tapete, pode seguir um plano desenhado por um Mestre, ou resultar da inspiração do artesão, que vai compondo o desenho à medida que vai fazendo o tapete.
O desenho pode ser de dois tipos:
- Orientado, isto é, impondo um sentido de visualização. É o caso dos tapetes com figuras e o exemplo dos tapetes de oração.
- Não Orientado, significa que o tapete pode ser visto em qualquer posição e os seus elementos estão distribuídos de forma repetida ou contínua. Entre os tapetes não orientados, encontramos também, por exemplo, os tapetes com motivo centrado – normalmente uma rosácea ou um medalhão.
Os elementos mais comuns nos Tapetes Persas são os padrões geométricos e os padrões curvilíneos ou florais.
Os padrões geométricos estão quase sempre associados aos tapetes tribais. O desenho é muito simples e muitas vezes formado pela repetição de um mesmo motivo em linhas verticais, horizontais ou oblíquas. Os motivos utilizados são transmitidos de geração em geração e é fácil associá-los à tribo a que pertencem. Entre os motivos mais comuns podemos encontrar animais, flores e formas geométricas simples.
Os desenhos curvilíneos ou florais são resultantes da evolução da arte islâmica e obrigam à existência de um ‘mestre’ (ostad) que desenha o plano que será reproduzido pelos artesãos.
O tapete sempre cumpriu no Oriente uma dupla função, prática e simbólica, cujo sentido se torna difícil de compreender nos dias de hoje. Os motivos, sejam geométricos ou florais, representam símbolos que estão directamente associados à região de inspiração ou de origem.
A cores utilizadas têm também um significado, sendo muitas vezes determinantes no desenho. Por exemplo, o verde, sendo a cor do “manto de Moamé” é uma cor sagrada para os muçulmanos e muito pouco utilizada nos tapetes desta região. O vermelho pelo contrário, é muito popular pois está associado a poder e riqueza, sendo este significado transversal a várias culturas.
Na próxima Newsletter falaremos em mais detalhes dos motivos mais comuns nos tapetes Persas, e seu significado, bem como das cores e processo de coloração das lãs.