As Kilim Yeg-Dye

O “estilo” Kilim têm vindo a conquistar cada vez mais popularidade. Originalmente utilizados para decorar as tendas nómadas, os Kilim foram “descobertos” pelo ocidente no início do século passado e, para além da função de tapete ou passadeira, são também utilizados na produção de bolsas, mochilas, cintos, almofadas, fruto dos seus lindíssimos padrões geométricos e cores exuberantes. Atualmente, os Kilim continuam a ser tecidos manualmente, mas embora artesanais no fabrico, modernizaram o seu design, como Ler mais…

Os Ersari (Er=Mestre; Sari=Luz)

Os Ersari (Er, significa homem corajoso, mestre; Sari, significa luz, brilhante) são um povo da Ásia Central que atualmente se distribui pelo Turquemenistão, Afeganistão e Paquistão. Constituíam uma das cinco principais tribos nómades dos Turcomanos e, tradicionalmente, produziam os tapetes com a lã dos seus rebanhos e corantes extraídos da natureza. Cada tribo tinha a sua própria simbologia e o tamanho dos tapetes era limitado à dimensão dos teares portáteis para que o trabalho de Ler mais…

Os Zanafi Berberes

A arte da tapeçaria marroquina tem a sua origem nas montanhas do Atlas e nas tribos que ali residiam. Executados pelas mulheres, continuam a ser feitos por processos manuais e com lã também tingida à mão. Mais do que para decoração, são encarados por estes povos como uma componente fundamental da sua cultura, servindo de meio de comunicação para expressar ideias, histórias de vida e símbolos relacionados com a natureza, fertilidade, nascimento e espiritualidade, como Ler mais…

PRESERVAR UM TAPETE ORIENTAL

A grande maioria dos nossos clientes revela sempre alguma preocupação sobre a forma de manter a durabilidade dos seus tapetes orientais face a uma utilização mais intensa, ou com crianças e animais de estimação em casa. Uma limpeza profissional especializada garante a longevidade e o valor de um tapete, pois consegue efectivamente remover todos os sedimentos, poeiras e outras partículas acumuladas na sua  estrutura, ao longo do tempo. Estas impurezas, quando não são todas removidas Ler mais…

A Arte das Mulheres Akhnif

As mulheres da tribo Akhnif que habita nas montanhas do Atlas em Marrocos, continuam a tecer tapetes à mão, utilizando lã dos seus rebanhos e corantes naturais. Os originais desenhos geométricos e muito coloridos representam as montanhas circundantes, conferindo aos tapetes Akhnif uma originalidade e um estilo contemporâneo que se enquadra em qualquer ambiente.

A Arte Berbere

A simbologia da arte Berbere está sobretudo representada nos elementos decorativos utlizados nas tatuagens, cerâmica e nos tapetes. São elementos que remontam a tempos imemoriais – assim como os povos berberes – inspirados pela natureza que os rodeia e sem terem necessariamente uma ordem ou simetria, talvez quem sabe por se considerarem Imazighen que significa “homens livres”. Os Kilim Berberes tradicionais mantêm uma base de cor neutra ou natural, sobre a qual as artesãs berberes Ler mais…

Persas, Tapetes com Arte

O luxo a que se associam os tapetes Persas contrasta com sua modesta origem entre as tribos nómadas. O tapete era um bem necessário para protecção contra os rigores do inverno, mas posteriormente, converteu-se num meio de expressão artística marcado pela liberdade do artesão, possibilitando-lhe a escolha das cores e dos motivos decorativos. Os segredos da tecelagem têm passado de geração em geração, recorrendo os mestres do ofício a insetos, plantas, raízes, cascas e outros Ler mais…

Os Intemporais Kazak

Sempre com uma estrutura densa e firme, mas com um acabamento muito sedoso e confortável, cada Kazak é único, podendo demorar meses ou até anos a ser concluído.  O trabalho num tear manual exige muitas horas para produzir centímetros e um tapete com 100 nós por cm2 pode levar mais de um ano a ser finalizado. A densidade dos nós de um tapete pode ser comparada aos pixels de um ecrã, quanto maior for a Ler mais…

A Delicadeza dos Senneh

Produzidos com uma lã muito fina e macia, tingida com corantes naturais, os Tapetes Senneh, com origem na cidade do mesmo nome, hoje Sanandaj, no Irão, são talvez os tapetes orientais com menor espessura, mas com maior delicadeza no design. Um Senneh é uma obra de arte! Os tapetes Senneh geralmente apresentam um grande diamante ou losango no centro, decorado com padrões de grande beleza e minúcia, mir-e-buteh ou Herati. Os tapetes são tecidos predominantemente Ler mais…

O Conforto dos Beni Ouarain

Os Tapetes Beni Ouarain, tradicionalmente produzidos pelas tribos berberes com o mesmo nome que habitavam no interior das marroquinas montanhas do Atlas, são até hoje, provavelmente, os tapetes mais confortáveis que poderá encontrar.  A lã utilizada, 100% natural, extraordinariamente macia e quase sempre sem coloração – quanto muito é utilizado um design composto apenas por linhas geométricas sobre um fundo branco ou creme – é proveniente de uma raça específica de ovelhas que habita na Ler mais…

Os Hambel Tiflet

Produzidos na região de Rabat em Marrocos, os Kilim Hambel Tiflet são densamente tecidos e bordados em lã e seda, resultando em tapetes altamente resistentes, ideais, por exemplo, para quem tem animais de estimação em casa. Tradicionalmente feitos pelas mulheres berberes com materiais tingidos por processos naturais com destaque para a papoila, o açafrão e o índigo, cada exemplar conta uma história familiar que assim fica perpetuada no tempo com grande beleza e originalidade.

Os Qashqai de Shiraz

A maioria dos tapetes tribais eram originalmente produzidos por pastores nómadas como os Qashqai, o segundo maior grupo de tribos descendentes dos Turkmen, que na sua maioria se sedentarizou e hoje habita na província de Fars, localizada no sul do Irão e cuja capital é a cidade de Shiraz. Os Qashqai, mantiveram as suas tradicionais técnicas de tecelagem, transmitidas de geração em geração, e continuam a criar tapetes de grande beleza com cores vibrantes e Ler mais…

O Overdyed dos Patchwork

Resultantes da conjugação de diferentes recortes de tapetes antigos numa peça única, a junção das partes é feita manualmente de acordo com uma coerência de motivos e cores para obter um resultado harmonioso. A designação Overdyed dos tapetes Patchwork traduz-se como saturação de cor, uma técnica de tintura dos tapetes que permite dar um acabamento revolucionário a um tapete tradicional. A técnica é aplicada neste caso, aos Patchwork. Os recortes de tapetes antigos são primeiro sujeitos Ler mais…

Os Azerbaijan – Património Imaterial da Humanidade

Os tapetes Azerbaijani estão classificados pela Unesco como Património Imaterial da Humanidade, desde novembro de 2010, tal a sua relevância para a história da tapeçaria. Principal forma de expressão artística do povo Azeri desde há séculos, estes tapetes cheios de detalhes formas e cores, representam a identidade cultural azerbaijani, como é possível constatar no museu do tapete em Baku que tem em exposição mais de 5000 exemplares únicos, do séc. XVII ao séc. XX. Único Ler mais…